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O que é e como funciona o marketing multinível?

 

O marketing de multinível é um modelo de vendas em que um revendedor é comissionado pelas vendas feitas por ele e por sua rede de revendedores.

Trata-se, também, de uma modalidade de venda direta, que se baseia no contato pessoal entre vendedores e clientes para comercializar produtos e serviços.

Esse modelo foi criado na década de 1940, nos EUA, por Carl Rhenborg. O marketing de multinível foi e é uma evolução das tradicionais vendas diretas unilevel, que se trata do ganho individual de comissões.

O marketing de multinível veio, assim, para incentivar os revendedores, além de vender, a atrair novos distribuidores para uma empresa.

É como uma oportunidade de uma promoção, em que o vendedor passa a se tornar um líder ou um gerente de vendas, e amplia os seus ganhos e, quase sempre, tem como objetivo a sua liberdade financeira.

 

Trabalho dobrado e ganho maior

O trabalho é maior, pois quando você forma sua própria equipe de vendedores, é necessário oferecer todo suporte para eles. São necessários treinamentos, orientações, premiações, enfim, o que for preciso para manter uma rede engajada de revendedores.

No final, tanto esforço é recompensador, já que, quanto mais bem preparada sua equipe for, maiores serão os seus lucros.

 

Quais são as vantagens desse modelo?
 
Autonomia de trabalho, é inegável dizer que trabalhar com venda direta pode trazer a liberdade financeira.

Afinal de contas, caso você entre nesse modelo de negócio, poderá escolher quantas horas do dia se dedicará ao trabalho, o tipo de produto que quer comercializar e o público para o qual irá vender, por exemplo.

Mas é sempre bom lembrar que o seu ganho será proporcional à sua produtividade.

 

Suporte de grandes empresas

Trabalhar com venda direta é entrar em um mercado consolidado pelos seus números e por empresas de renome. Fato é, que, esse setor movimentou R$ 45 bilhões em 2019, segundo um levantamento feito pela Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD).

A força de vendas é formada por 4 milhões de empreendedores, que atuam como revendedores diretos das empresas, seja em modelo de marketing de rede, multinível ou mononível.

Por estrutura, estamos considerando os planos bem definidos de comissão e bonificação, a qualidade dos produtos, a capacitação, o respeito e o compromisso com os revendedores, entre outros pontos relevantes.

Modelo escalável de ganhos

Essa é uma das principais características do marketing de rede ou multinível. Por exemplo, quando um revendedor recruta um novo distribuidor, esse novo integrante pode, após um tempo, criar a sua própria rede.

As pessoas que forem incluídas na rede por esse novo integrante também podem formar suas próprias equipes e, dessa maneira, os níveis da força de vendas vão se multiplicando sequencialmente.

É essa escalabilidade que caracteriza o marketing multinível e amplifica os ganhos dos líderes de venda.

 

Fonte: https://rockcontent.com/br/blog/marketing-multi-nivel/

Por Lucas Gabriel

Publicado em 28 de abril de 2018. | Atualizado em 8 de junho de 2020

 

 

 

 

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